Pesquisar este blog

sábado, 7 de maio de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - O1 A 05 DE JUNHO
Apresento a vocês, amigos blogueiros, a Semana do Meio Ambiente, que vai do dia 01 a 05 de Junho. A cada dia até sexta dia 05, vou mostrar um local diferente.Hoje por exemplo, será a Serra do Cipó. Ela fica em meu Estado, MG, localizando-se a 90 quilômetros à nordeste de Belo Horizonte.


Após a criação do Parque Nacional, a transformação da Serra do Cipó, vem se processando rapidamente. A região já contra com casas comerciais, hotéis, pousadas, área de camping, escolas, posto de saúde, serviços de correio, cartório, associação comercial. Sua população é superior a 2.500 habitantes.


Durante o período pré-cambriano, a região foi ocupada pelo oceano, conforme se verifica por suas características geológicas, com a predominância de quartzito formado pela consolidação das areias depositadas no fundo do antigo mar. Após o descobrimento do Brasil, tornou-se caminho natural dos Bandeirantes em busca do ouro e de pedras preciosas.



Trata-se de uma região rica em cursos d'água, destacando-se o Rio Cipó. Afluente do Rio das Velhas, pertencente a bacia do Rio São Francisco. E por isso tão importante. É formado a partir do encontro dos ribeirões Mascate e Gavião, ambos no interior do Parque Nacional.



Para muitas pessoas, a Serra do Cipó é um local místico, terra de cristais e discos voadores. Mas é sem dúvida alguma, é a beleza da serra e a pureza das águas que a faz tão procurada pelos turistas.



Em decorrência do relevo acidentado, observa-se a frequente formação de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais que mantém o volume constante devido ao solo areno-rochoso.



A fauna e a flora são bem diversificadas na região. Lá estão presente alguns animais que utilizam a Serra para sua morada ou passagem.


Crédito das fotos: Carlos Torres
Reportagens: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário